sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A liturgia ligada à adoração está voltada para o ensino.


                       


Mateus 15
…8‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 9Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens’”.
Referência Cruzada
Isaías 29:13
Eis que assim declara o Eterno: “Visto que este povo se chega junto a mim apenas com palavras sem atitude, e me honra somente com mover dos lábios, enquanto seu coração está muito distante da minha pessoa. E a adoração que me prestam é constituída tão somente de regras e doutrinas criadas por homens,
Marcos 7:7
Em vão me adoram; as doutrinas que ensinam não passam de ordenanças humanas’.
                                                         Romanos 12:1-3
E não vos conformeis com este século
Και δεν συμμορφώνονται με αυτόν τον αιώνα
Kai den symmorfónontai me aftón ton aióna

   2 Pedro 2:1-3
    E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

2 Timóteo 4:1-4

1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
                                           
Lembremo-nos que adoramos a Deus conforme o que Ele requer e, Ele não requer que o façamos através de palmas, a não ser no louvor da natureza, dos rios, do farfalhar das árvores, do uivar e grunhir dos animais, do pipilar das aves, das palmas e até mesmo da dança. Mas no templo o louvor é racional, supra-sensual. O culto é logiken latria.  Nesta autocrítica,  como responsável diante de Deus pela condução litúrgica, não se proporá e nem permitirá que no campo da da igreja (reunião) se use palmas no culto solene prestado em celebração a Deus, para aplaudir feitos humanos, ou mesmo, como expressão de culto ao Senhor. De fato, nenhuma coisa, nem outra é própria à solenidade do culto que prestamos ao nosso Deus e Senhor.
      Além do culto dever ser Logiken Latreian, deve se tomar o devido cuidado de não seguir padrões mundanos.

                                          OBS:.
Não temos o controle para sabermos a quem estamos aplaudindo no culto depois de uma pregação,ou de um hino; ou de uma música cantada, se a Deus ou ao homem. E corremos o sério risco de estar dando a glória que é de Deus a outrem qualquer que seja no culto( Isaías 42:8 ) nos adverte para este perigo quase que imperceptível.
   É verdade que onde está o Espírito do Senhor há liberdade( 2ª Corintios 3:17), entretanto, 1ª Corintios 14:33 nos alerta para não cometermos confusão no culto ao Senhor, pois (Judas 1:4) nos alerta para não transformarmos a liberdade cristã em libertinagem,
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
  Esta verdade da adoração é um ato interior que so pode ser visto por Deus(Em vossos corações)
Hinos e cânticos espirituais (Cl 3.16; Hb 13.15) É tudo muito pessoal, particular e de dentro para fora, sem fantasias e sensacionalismo. 
A música pode, às vezes, nos comover pela beleza da melodia, mas esse sentimento, por si só, não é adoração. A música deve ter verdades bíblicas contidas em suas linhas para que seja um recurso legítimo e fomente a verdadeira adoração. 

Efésios 5:19-21
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Parece que a instrução de adoração aplicada aqui pelo pai das cartas doutrinárias da Igreja do Senhor Jesus é meta-físico(Transcende à natureza física das coisas )

                                                                           OBS:.
Nossos cultos mais parece um teatro, coisa esta que não havia no tabernáculo, com gestos sensuais gesticulantes do corpo, sem amparo legal nas instruções Paulina nem da igreja primitiva, enquanto que Jesus afirma que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade(João 4:23-24)
Não significa neste caso, gestos do corpo, mas de atitudes que agradam a Deus na vida diária.

                                                                      Eu me pergunto:
Será que estamos realmente louvando ou adorando e prestando culto ao Senhor, Com este modernismo desenfreado ?
                                                                               Conclusão:
1ª Corintios 14:26.   A expressão; " uns têm e outros têm" Desconstrói a ideia de grupos formados nas denominações que se intitulam igreja do Senhor Jesus. Deixando escapar  a mutualidade da unidade do corpo no momento da liturgia do culto ao Senhor.
Efésios 3:10. A sabedoria de Deus revelada no culto da igreja do Senhor Jesus é multiforme  e não uniforme, restrita a um grupo privilegiado. 
                                                                                    Confira:
Atos 17:11. Confira se tem respaldo bíblico os ensinamentos até hoje, depois do advento Neo-pentecostal em relação ao culto a Deus e tire suas próprias conclusões.
                                     Não siga ideias siga os princípios da regra geral de fé e prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário