segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A questão do divórcio à luz da verdade em pleno seculo XXI

                              Esboço Nº XXXI - Escrito e editado em 30-09-2019
Prefacio: Hoje, quando  divorciar e casar se novamente mais parece um ato de trocar de roupa. O que diz as Escrituras Sagradas ?! Mateus 24:27-39.Casamento virou festa neste século.
  1ª Divisão: Deuteronômio 24:1-5.  Moisés, aqui neste momento histórico na vida de Israel, não estava permitindo o divórcio, apenas estava protegendo a mulher, pois o homem despedia a mulher por qualquer motivo e esta ficava na condição de adúltera.   
  Medite as palavras de Jesus !
   a) Mateus 19:1-12. Jesus afirmou que não foi assim desde o princípio, e que o que Deus havia unido não poderia ser separado pelo homem.  E até afirma que nem todos são haptos para se casar, mas que aquele que se considerasse hapto para se casar que se casasse.
   A verdade é que muitos se casam sem estarem preparados para tal e não vão muito longe !"
Jesus desconstruiu o argumento de que poderia se divorciar por outro motivo que não fosse o adultério, mesmo porque;
   b) Malaquias 2:13-16. Esta questão é como deixar o altar do Senhor em lágrimas de choro e suspiros, pois Deus afirma odiar o divórcio e penso que não seria diferente hoje.
  c) João 8:1-11. Não se costumava apanhar o homem no adultério, mas apenas a Mulher.  Eu até imagino o que Jesus estava escrevendo no chão quando disse que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra. Talvez estivesse escrevendo assim: " Onde está o homem que levou esta mulher a se tornar adultera ? "(OBS:. Maldosamente a mulher morria e o homem ficava livre para se casar com outra qualquer ) Com o homem não acontecia nada.
  O divórcio   neste caso atenderia os interesses escusos da sociedade religiosa e patriarcal da época e isto já vinha bem antes dos dez mandamentos que veio 430 anos depois da era patriarcal.
   2ª Divisão: Hebreus 13:4. Haverá punição no juízo final e sempre a família na pessoa dos mais prejudicados, os filhos, sempre são punidos por causa da desunião de seus pais.
   a) Romanos 7:1-3.  A primeira carta doutrinária do apostolo Paulo é contrária ao divórcio, salvo se um dos conjugues morrer, neste caso... Vemos todos os dias acontecimentos no mundo quando um assassina o outro para se ver livre deste compromisso que apenas na morte pode ser desfeito. Consciente ou não, o homem faz esta atrocidade ( Ambos fazem) Mulher também mata.
  b) 1ª Corintios 7:3-4. No matrimônio, os dois têm os mesmos direitos e deveres e muitas das vezes, um dos conjugues não admite esta verdade e o casamento com o tempo se desfaz.
  c) Amós 3:3. Não podem continuar juntos se não estiverem de acordo um com o outro, não dá certo. Há o desgaste matrimonial e se torna insuportável ao longo de convivência  do casal.
  3ª Divisão: 2ª Corintios 6:14-16. Tudo começa errado, nas escolhas, pelo dinheiro, beleza e coisa assim, por interesse e  paixão, mas não por amor e pior, sem compatibilidade de gênios, coisa que são reveladas bem antes do casamento, mas insistem em continuar pensando que o outro vai mudar.  Não há diálogos no namoro e um não conhece o lado mal do outro de imediato e quando ficam sabendo contam com a sorte que um dia o outro vai mudar.
Penso que se não mudou antes, tampouco mudará depois, mas tudo é bem claro antes do casamento.  Ninguém pode negar isto. A história denuncia esta verdade e por este motivo o divórcio não vale.
   a) 1ª Corintios 7:10-11. Se houver o divórcio cristão, deve seguir esta instrução doutrinária do apostolo Paulo.  Por ironia ;
  b) 1ª Corintios 7:39. Do contrário, um dos conjugues deve orar ao Senhor para que o outro morra afim de que  fique livre da lei conjugal.
  c) Romanos 15:4 ; 1ª Corintios 10:11 ; 1ª Corintios 4:6. Esta é a regra que dá parâmetros à ética cristã.  Colossenses 1:21-23. Seguir outro ensinamento que não esteja de acordo com a Bíblia Sagrada, é por em risco a salvação.
                                 Pense bem antes de tomar uma decisão !
                                Sem que me esqueça: 1ª Corintios 5:9-13.
As decisões de quem conhece a Bíblia não podem ser as mesmas de quem não a conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário