quinta-feira, 30 de agosto de 2018

A era do narcisismo. Vários aspectos à luz da Bíblia.

                                    Esboço Nº 09 - Escrito e editado em 20-08-2018
1ª Divisão: Mateus 6:1-4. A atitude narcisista é mais antiga do que imaginamos e pode estar disfarçada até em um ato aparente de bondade e generosidade. Tais pessoas gostam de serem vistas e reconhecidas pelo que fazem.
  a) 1ª Corintios 13:1-3. Existem gestos de aparente bondade que não estão sob a direção do amor fraterno, mas esconde por trás da ação  uma satisfação inexplicável do ego. São pessoas que fazem o bem, entretanto, fazem questão de serem vistas e até condecoradas pelo ato.
  b) Mateus 23:1-8. Muitos são religiosos criteriosos e até fazem caridade, tendo uma boa dose de desprendimento, contudo, fazem para se destacarem e nada mais.
 c) Marcos 12:41-44. Por trás de um aparente desprendimento, buscam destaque para sí.  O que é mais fácil ? Ter e poder dar para se mostrar generoso ?  Ou não ter e poder mostrar generoso mesmo sem destacar?   
2ª Divisão: Lucas 18:9-14. O narcisista é um fariseu  nato, e gosta, tem prazer em fazer a coisa certa, mas despreza outros que os considera inferior. O narcisista se auto justifica por sua aparente obra de caridade e de filantropia sem estar sob a supervisão do amor fraternal.
  a) 2ª Timóteo 3:1-5. Muitos estão dentro, no âmago da igreja do Senhor Jesus e se destacam por piedosos, mas são apenas aparências, fortes aparências que desaparecem à primeira prova concreta do verdadeiro amor fraternal.  
  b) 1ª Corintios 9:22-27. Por outro lado, tem os que frequentam as academias para tratar bem do corpo, mas não se subjugam em oração para qualificar o corpo espiritualmente.  Não que seja pecado frequentar a academia, mas também cuidar do corpo em oração, tal qual se faz na academia.
  c) 2ª Timóteo 2:1-7. Não é pecado cuidar do corpo e participar de academias. ( A pergunta é: "- Até onde estamos nos envolvendo em tudo isto ?
3ª Divisão: Lucas 21:34-36. Será que não estamos nos destacando tanto, ao ponto de nos envolver e dar brecha ao acaso ?
  a) Filipenses 3:17-21. O que será que tem envolvido mais e se destacado em nossa vida ?
  b) Malaquias 3:18. Em tudo isto, qual é a diferença que temos sido ?
  c) Eclesiastes 3:14-15. ( Versão: Almeida Corrigida Revisada Fiel ) Muitos crentes em Jesus Cristo, inconformados com a aparência e estatura de seus corpos, mudam o que um dia nasceu à imagem e semelhança de Deus, inconfundível em mais de sete bilhões em todo o mundo. Todos são semelhança de Deus e ninguém é igual ao outro.
4ª Divisão: 2ª Corintios 5:10. Dependendo do que foi realizado no corpo e caso tenha alguma consequência, haverá um juízo para tal.
  a) Eclesiastes 11:9. Deus não proibiu, mas impôs condição. 
  b) Atos 19:8-10. Numa academia de tiranos também é lugar para  testemunhar de Jesus e não apenas para cuidar do corpo, ao contrário, pode se estar entrando no princípio narcisista.
  c) Eclesiastes 7: 13 ; Isaías 45:9-10 ; Romanos 9:19-21. O pior do narcisista é não concordar e nem aceitar o que ele é naturalmente, pois gosta de se destacar como o centro das atenções, são insatisfeitos em si mesmos)
5ª Divisão: Eclesiastes 8:17. A ciência e a medicina moderna, apesar dos avanços tecnológicos, são limitadas, pois não possuem todas as respostas e por este motivo, pessoas pagam com a própria vida o querer a qualquer custo mudar as características naturais para se destacarem a seu bel prazer. 
  a) Eclesiastes 6:1-7. Na verdade, a ambição egoísta está por trás de tudo isto e o homem não pode fugir de seu triste destino. 
                                                             Conclusão: 
Deuteronômio 32:39. O pior é que estes vários aspectos de narcisista vivem em constante briga contra quem não podem ver nem tocar.  
1ª Corintios 6:19-20. Pode até tratar bem do corpo, mas não se esquecer que é apenas mordomo deste e não dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário