sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Porque muitos acontecimentos supostamente inesperados demoram a ocorrer em nossas vidas !

                        Esboço Nº 06 - Escrito entre 13 e 16. Editado em 17-08-2018
1ª Divisão: 1ª Corintios 10:6-11. A apresentação destes exemplos não são para execrar(amaldiçoar) a vida de quem os praticou, mas para nos alertar dos efeitos futuros !
  a)  Salmos 51:1-2. Mesmo os mais tementes a Deus podem ceder aos caprichos de sua natureza primitiva corrupta e irreconciliável. ( Sabemos muito bem em que circunstâncias Davi escreveu este Salmo )
  b)  2ª Samuel 11:1-5. Não se peca por estar no lugar errado em hora errada, mas, também, por estar no lugar certo, porém em dia e hora errada. ( Davi deveria estar na guerra e não no palácio real naquele dia e hora )
  c) Salmos 51:3-4. Davi, um homem sincero e honesto, temente a Deus, cumpridor de seus mandamentos, entretanto, por um momento que se arrastou quarenta anos, se tornou maquiavélico( Pérfido, falso, doloso )  e adulador contra  Urias, um fiel aliado Heteu.
Contra Urias, Davi foi falso, frio e mesquinho.
2ª Divisão: 2ª Samuel 11:6-7. Por momentos nos sentimos a sós e donos da situação. Passamos a ter a sensação de estarmos no controle.  Conseguimos matar em nós,  ainda que supostamente; a Onisciência, a Onipresença e a Onipotência de Deus.  Conseguimos como que em um sonho o impossível dentro em nós. Ou, não conseguiríamos levar a cabo nossas intenções maquiavélica. 
  a) Salmos 51:5. Davi era nada mais e nada menos que um homem comum igual a qualquer outro. A diferença é que era rei eleito por Deus.  Deus o conhecia muito bem !
  b) Romanos 11:32. Entretanto, no entanto, porém, ninguém esta em melhor situação diante de Deus, praticando ou não tais delitos. ( Isto parece confuso ?! )
  c) Romanos 4:8; Atos 17:28. Há algo no íntimo que torna o indivíduo diferente. A conversão.
3ª Divisão: 2ª Samuel 11:8. Se Davi, conseguiu chegar a este ponto de querer comprar a consciência de seu fiel aliado na guerra; Urias o heteu ?   O que um que não tem temor do Senhor hoje em dia não é capaz de fazer ?!  E mesmo que tenha temor ?!
  a) Salmos 51:6. Davi tinha bastante intimidade com Deus !
  b) 2ª Samuel 11:9-11. Davi é o exemplo vivo na Bíblia e fiel de que as vezes somos o pior inimigo de nosso amigo, por mais fieis que ambos forem um ao outro. Tudo por causa de interesse próprio. não medimos esforço para prejudicar aquele que é mais fiel a nós, quando este tem algo que nos interessa particularmente. 
  c) Salmos 51:9. Parece absurdo, mas Davi considerava que Deus tinha conhecimento de seu ato. 
4ª Divisão: 2ª Samuel 11:12-17. Mas nem esta convicção, não o impediu de mandar seu fiel aliado na guerra à morte, por meio de uma carta que Urias fielmente não a leu.  Isto nos faz entender que por mais fiel que uma pessoa for, devemos desconfiar, pois esta é capaz de coisas absurdas por mais fiel que este for  a Deus.
  a) 2ª Samuel 12:1-8.  Aqui está o retrato fiel de um homem segundo o coração de Deus, que por um capricho vaidoso próprio, conseguiu ser medíocre, cínico, falso, frio, calculista, mesquinho, ingrato e infiel a todos os seus princípios éticos.
  b) 2ª Samuel 12:9-12. Uma de suas ambições egoísta, desastrosa que traria consequências à longo prazo. 
  c) 2ª Samuel 15:7. A profecia do profeta Natã levou quarenta anos para se cumprir na vida de Davi e em sua própria família.
5ª Divisão: Jó 3:25-26. Mesmo sem agir desastrosamente como o rei |Davi agiu, corremos o sério risco de sofrer com  o infortúnio inesperado e não há como fugir, não adianta ter medo e olha que o agente infrator é inconsequente( não mede consequência ) e está mais próximo ( mesmo ambiente) do que imaginamos.
  a) Provérbios 14:12-13. Antes de agirmos em certas situações e por mais fiéis que formos, devemos imaginar que;
  b) Hebreus 4:11-13. Deus está vendo tudo e algum dia nos cobrará, mesmo que a longo prazo.
  c)Êxodo 34:7. Ele perdoa, como perdoou ao rei Davi, mas não o teve por inocente e a consequência levou quarenta anos, mas veio.  
                                                        Conclusão:
  d) Gálatas 6:7-8. Daqui a alguns anos, meses, semanas, dias, horas, minutos ou segundos, se estivermos vivos, e chegarmos onde pretendíamos, e não estiver tal qual esperávamos, então, deveremos nos recordar: " O futuro está sendo traçado na linha do destino que escrevemos com nossas atitudes, positivas ou negativas, no aqui e agora "
  e) Eclesiastes 12:13-14. Ou mais hoje, ou mais amanhã, a conta virá, então cuidado com as atitudes que irão ser uma gangrena a longo prazo em sua vida.
          Deus nos ajude a compreender esta realidade em nossa vida !

Nenhum comentário:

Postar um comentário