Estudo Nº 01 - Escrito e editado em 29-07-2018- Edição matinal -
Titulo: A impossibilidade bíblica doutrinária de se desvincular o dízimo do período da graça.
1ª Divisão: João 17:20. A Palavra é a bússola e é pelos exemplos d'Ela que obtivemos meios para crer em Jesus, portanto;
a) Mateus 28:19-20. Faz parte dos ensinamentos de Jesus, no IDE, a expressão;"Obedecer tudo o que vos tenho ordenado" daí vem;
b) Mateus 23:23; Lucas 11:42; Jesus coloca o dízimo em segundo plano e não ordenou que deixassem de entregá - lo, porque será ?
c) João 20:30-31. Apenas estas duas passagens histórica bíblica primitiva de Jesus, nos dá a entender que Jesus não impediu de se contribuir com o dízimo, entretanto;
2ª Divisão: Êxodo 20:1-17. O dízimo não é uma exigência própria dos dez mandamentos.
a) Deuteronômio 26:12-13. Mas um costume que transcende desde os tempos patriarcais e que funciona como prova de gratidão e honra, a partir de que por meio deste costume não faltasse alimento no convívio social, portanto;
b) Malaquias 3:10. Não deve ser usado a pretexto de faturar em cima da fidelidade dos membros de uma denominação, mas deve ser para manter o equilíbrio social eclesiástico.
c) Gênesis 14:18-20 ; Gálatas 3:16-17; Hebreus 7:9-10. O dízimo que está inserido na lei social e portanto moral, é do tempo patriarcal e por este motivo é tradição, desta forma;
3ª Divisão: Filipenses 3:15-17. Seguimos não por ser lei e sim modelo, não como regra, mas por princípio ético.
a) Efésios 2:8-9.O dizimo não produz a salvação, porém, da parte de Deus;
b) Lucas 8:1-3. É o resultado desta salvação, gratidão, apoio logístico, planejamento.
c) Mateus 5:23-24 ; Lucas 18:9-14. O dízimo não nos justifica no simples e mero ato.
4ª Divisão: 2ª Tessalonicenses 2:15; 2ª Tessalonicenses 3:6-15. A tradição pode ser mal interpretada, manipulada, mas não pode invalidar um costume que não está diretamente inserido na lei de Moisés, e sim, perdura desde a era patriarcal.
a) 1ª Pedro 1:18-19. Não apenas o dízimo, mas nenhuma riqueza pode anular o sacrifício de Jesus à salvação, entretanto;
b) 2ª Corintios 8:12-15. Supre as necessidades básicas eclesiástica e social da igreja do Senhor Jesus, enquanto denominação aqui na terra.
c) 2ª Corintios 9:5-7. Dízimo e oferta são tipos de dádivas ligadas à generosidade, prova de fidelidade, e Paulo não dá nome, mas deixa a critério de cada um " como decidir no coração."
Si é dízimo, ou oferta, cada um deve em seu oração decidir, pois;
5ª Divisão: Romanos 14:12. Cada um dará contas de si mesmo a Deus" Salvação é individual e a prova de fidelidade também é, e por este motivo Jesus nos instrue;
a) Mateus 6:1-4 ; Marcos 12:41-44 ; Lucas 21:1-4. Não havia envelopes para por o nome dos ofertantes e dizimistas, e por este motivo se fazia com o propósito de serem vistos, dai a proposta de Paulo " Cada um contribua conforme o que está proposto no coração".
b) Atos 4:32-35. Deus espera de sua igreja, enquanto denominação aqui na terra, este exemplo apóstólico.
c) Provérbios 27:19. É por meio deste exemplo que se destaca a personalidade diante de Deus.
Conclusão:
d) Romanos 14:22-23 ; Gênesis 28:20-22. Parece, aqui, seguindo o exemplo de Abraão, mais uma vez que o dízimo é um gesto de gratidão e reconhecimento, é parte da tradição anterior a lei de Moisés e deve ser pela fé, esta é anterior a lei, está na lei e perpetualizada em Cristo Jesus no período da graça e tudo deve estar de acordo com esta fé, do contráio, é pecado.
Sou dizimista pela fé e não por obrigação, por amor e gratidão.
Titulo: A impossibilidade bíblica doutrinária de se desvincular o dízimo do período da graça.
1ª Divisão: João 17:20. A Palavra é a bússola e é pelos exemplos d'Ela que obtivemos meios para crer em Jesus, portanto;
a) Mateus 28:19-20. Faz parte dos ensinamentos de Jesus, no IDE, a expressão;"Obedecer tudo o que vos tenho ordenado" daí vem;
b) Mateus 23:23; Lucas 11:42; Jesus coloca o dízimo em segundo plano e não ordenou que deixassem de entregá - lo, porque será ?
c) João 20:30-31. Apenas estas duas passagens histórica bíblica primitiva de Jesus, nos dá a entender que Jesus não impediu de se contribuir com o dízimo, entretanto;
2ª Divisão: Êxodo 20:1-17. O dízimo não é uma exigência própria dos dez mandamentos.
a) Deuteronômio 26:12-13. Mas um costume que transcende desde os tempos patriarcais e que funciona como prova de gratidão e honra, a partir de que por meio deste costume não faltasse alimento no convívio social, portanto;
b) Malaquias 3:10. Não deve ser usado a pretexto de faturar em cima da fidelidade dos membros de uma denominação, mas deve ser para manter o equilíbrio social eclesiástico.
c) Gênesis 14:18-20 ; Gálatas 3:16-17; Hebreus 7:9-10. O dízimo que está inserido na lei social e portanto moral, é do tempo patriarcal e por este motivo é tradição, desta forma;
3ª Divisão: Filipenses 3:15-17. Seguimos não por ser lei e sim modelo, não como regra, mas por princípio ético.
a) Efésios 2:8-9.O dizimo não produz a salvação, porém, da parte de Deus;
b) Lucas 8:1-3. É o resultado desta salvação, gratidão, apoio logístico, planejamento.
c) Mateus 5:23-24 ; Lucas 18:9-14. O dízimo não nos justifica no simples e mero ato.
4ª Divisão: 2ª Tessalonicenses 2:15; 2ª Tessalonicenses 3:6-15. A tradição pode ser mal interpretada, manipulada, mas não pode invalidar um costume que não está diretamente inserido na lei de Moisés, e sim, perdura desde a era patriarcal.
a) 1ª Pedro 1:18-19. Não apenas o dízimo, mas nenhuma riqueza pode anular o sacrifício de Jesus à salvação, entretanto;
b) 2ª Corintios 8:12-15. Supre as necessidades básicas eclesiástica e social da igreja do Senhor Jesus, enquanto denominação aqui na terra.
c) 2ª Corintios 9:5-7. Dízimo e oferta são tipos de dádivas ligadas à generosidade, prova de fidelidade, e Paulo não dá nome, mas deixa a critério de cada um " como decidir no coração."
Si é dízimo, ou oferta, cada um deve em seu oração decidir, pois;
5ª Divisão: Romanos 14:12. Cada um dará contas de si mesmo a Deus" Salvação é individual e a prova de fidelidade também é, e por este motivo Jesus nos instrue;
a) Mateus 6:1-4 ; Marcos 12:41-44 ; Lucas 21:1-4. Não havia envelopes para por o nome dos ofertantes e dizimistas, e por este motivo se fazia com o propósito de serem vistos, dai a proposta de Paulo " Cada um contribua conforme o que está proposto no coração".
b) Atos 4:32-35. Deus espera de sua igreja, enquanto denominação aqui na terra, este exemplo apóstólico.
c) Provérbios 27:19. É por meio deste exemplo que se destaca a personalidade diante de Deus.
Conclusão:
d) Romanos 14:22-23 ; Gênesis 28:20-22. Parece, aqui, seguindo o exemplo de Abraão, mais uma vez que o dízimo é um gesto de gratidão e reconhecimento, é parte da tradição anterior a lei de Moisés e deve ser pela fé, esta é anterior a lei, está na lei e perpetualizada em Cristo Jesus no período da graça e tudo deve estar de acordo com esta fé, do contráio, é pecado.
Sou dizimista pela fé e não por obrigação, por amor e gratidão.
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