sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A ação pecar, no limiar, entre a vontade e a necessidade.

                                Esboço Nº 04 - Escrito e 08 e editado em 10-08-2018
1ª Edição: Tiago 1:14-15. A vontade de pecar faz parte da natureza primitiva que não se converte, entretanto, não corresponde à necessidade propriamente dito.
  Todos nós, algum momento, ficamos divididos entre a vontade e a necessidade, inevitavelmente.
  a) 2ª Samuel 11:1-27. Pecar não é uma necessidade e sim opção para quem tem Deus no coração e a exemplo do rei Davi, ainda assim não está isento de cometer o pior pecado às vistas do ser humano.
  b) Gênesis 4:7. Ter a vontade em si, não implica em ter de pecar e ainda assim, a vontade, independente da necessidade insistirá, porém, cabe a cada um de nós decidir entre o sim ou não.
  c) Romanos 7:15-25. Há em cada um de nós duas naturezas e não há como fugir de nenhuma destas.
2ª Divisão: 1ª João 1:8-10. Na verdade, não pecamos para ser e sim por sermos pecadores pecamos.
  a) Gálatas 5:16-17. Existe uma forma apenas para impormos limites às nossas vontades primitiva pregressa, afim de que estas não se imponham a nós. Nós decidimos quem manda.
  b) Romanos 6:11-14. Entre a vontade e a necessidade de pecar, há o "limiar"( uma porta, uma entrada, um inicio, um ponto de partida) e apenas nós podemos definir se sim ou não.
  c) Efésios 4:17-32. Esta natureza pregressa primitiva que não se converte a Deus, pode ser enganada por não termos mais a necessidade de cometer certas práticas que cometíamos antes de conhecer a mensagem do evangelho para obtermos prazer carnal. Temos a vontade, mas definitivamente não temos mais a necessidade, pois Jesus preencheu o lugar da necessidade.
3ª Divisão: Provérbios 3:5-7. O que podemos fazer quando estamos entre a vontade e a necessidade e apresentar para Deus, se estivermos com dificuldade contra nossa natureza, precisamos ser sinceros e honestos com Deus lhe pedindo socorro.
  a) Hebreus 2:14-18. Ele conhece muito bem das nossas dificuldades em lidar com a nossa natureza pregressa primitiva que não se converte  a Ele.
  b) Hebreus 4:11-16. É justamente por este motivo primitivo corrupto humano que Ele está pronto a nos socorrer, caso nos esforcemos e nos acheguemos a Ele !
  c) 1ª Corintios 9:27 ; Gálatas 5:24-25. Se não lutarmos contra nossa natureza primitiva com a ajuda do Espírito Santo de Deus, nunca seremos nova criatura, nunca venceremos e não seremos credenciados a propriedade de Cristo Jesus como nosso Senhor absoluto. 
                                                               Conclusão:
d) Mateus 7:13-14 ; Lucas 13:23-24. Diante da ação pecar, há o limiar entre a vontade e a necessidade, não somos obrigados a entrar pela porta estreita, porém, seja qual for a nossa decisão, devemos estar conscientes das consequências desastrosas futura.
e) Provérbios 14:12-13. Pense bem antes de ceder ao desejo primitivo incorrigível .
                             Isto é um conselho, uma advertência, um alerta !
                                                     Portanto, pense bem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário