sábado, 29 de setembro de 2018

Minha forma de ver biblicamente a predestinação II. A complexidade desta doutrina na visão meramente humana.

                                  Esboço Nº 018 - Escrito e editado em 29-09-2018
                                              Na verdade, não consigo entender isto.
                                       Entretanto, não questiono a fonte de informação.
1ª Divisão: Isaías 55:6-11. À primeira vista, para mim, não dá para compreender, entretanto, partindo da fonte que me fornece esta informação a faz inquestionável, visto que a bondade e tolerância de Deus no convite ao arrependimento e conversão,  eleva a supremacia divina e a veracidade da Bíblia positiva ou negativamente em sua afirmação. 
  a) Romanos 4:1-8. Baseado nesta verdade, não dá  para explicar as dimensões desta doutrina a olho nu, sob raciocínio meramente humano. ( Minhas razões impedem este entendimento)
  b) 1ª Corintios 1:26-29. Esta doutrina fica incompreensível quando a examinamos sob o ponto de vista social, moral e pessoal.( Meu raciocínio não me permite concordar neste caso )
  c)  Romanos 11:32. Apenas a graça e a misericórdia podem desvendar este mistério da eleição divina.
2ª Divisão: João 15:16. Nossa situação social, moral e religiosa não nos faz competentes à eleição divina, é Ele quem nos escolhe e não nós a Ele.
  a) João 1:11-13. A nossa aceitação externa é apenas a confirmação interna de sua eleição predeterminada.
  b) João 16:7-13. Ninguém aceita a pregação e crê no evangelho se não for convencido pelo Espírito Santo de Deus.
  c) Romanos 10:16-17. Nem todos darão ouvidos e aceitarão a pregação do evangelho.
3ª Divisão: João 17:20.  Quem predeterminou, conhece bem deste negócio de livre arbítrio.
 a) 2ª Timóteo 2:19. Deus não sofre influência alguma, crendo ou não n'Ele. Conhece !?
 b) 1ª Pedro 1:13-25. O predestinado é inconfundível a partir do momento em que a Palavra de Deus é implantada no seu coração.
 c) Efésios 4:17-32. A carta de Paulo aos Efésios, é para mim a cartilha do predestinado e se houvesse apenas esta, já seria o suficiente  para conduzir em segurança à salvação.
4ª Divisão: Lucas 23:39-43. O predestinado à salvação, nem sempre foi um exemplo de vida na sociedade e apenas há num determinado momento uma mudança de atitude e reconhecimento da salvação em Cristo Jesus.
  a) Lucas 18:9-14. A religiosidade em si não identifica a pessoa do predestinado, muito embora este seja fiel aos princípios, não pode menosprezar a ninguém.
  b) Mateus 9:9-13. Esta é a figura do predestinado à salvação e olha que não é nenhum religioso, mas pecador.
  c) 1ª Timóteo 1:15. Para complicar mais esta doutrina, é só acompanhar a história do autor desta carta que afirma ser o  principal dos pecadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário